5.5.13

Mãe & Filha











Somos muitos diferentes em algumas coisas e não estamos sempre de acordo. Discutimos muitas vezes e esgrimimos argumentos até ao limite das forças. Ela diz que eu sou chata, que grito, que ralho muito, que passo a vida a embirrar com tudo o que faz ou não faz. Eu digo que ela é desarrumada e cabeça de vento. E tudo é verdade. E tudo é um pouco exagero. Serei chata por vezes (muitas vezes?), mas o termo mais correto é exigente. E o que talvez ela ainda não perceba - ou vá percebendo, apesar de tudo, ainda que não assumindo - é que o meu grau de exigência nem é assim tanto. O do dias de hoje, em relação a tudo e todos, é que é muito fraco. Mas não lhe exijo que seja aluna de quatros e cinco a tudo, nem sou intransigente com algumas negativas (imagine-se!). Tenho a certeza de que não somos bons ou excelentes a tudo e que o caminho dos bons profissionais se faz muito pouco dos melhores alunos. Sou muito mais intransigente com a responsabilidade adequada à sua idade, com a verdade e com o valor dos compromissos. Acredito que assimilados que estejam esses valores e praticados, por ambas as partes, no dia a dia, tudo o resto vem por acréscimo. 
E a ser honesta - digo-lho recorrentemente - ela  de desarrumada até tem pouco. Primeiro porque não lhe dou grandes abébias, é verdade, mas sobretudo porque conheço bem o que é a verdadeira desarrumação de outros. Mas lá cabeça de vento... (mudará?).

Na realidade, para além das saudáveis diferenças que nos separam e da serena certeza que reina em mim, de que uma mãe não tem como missão ser a porreira da casa - ou como diria Eduardo Sá, todas as boas mães são suficientemente más - temos uma cumplicidade imensa e muitas vezes só por nós perceptível. Falamos a mesma linguagem e sentimos a vida com a mesma intensidade. Amamos a natureza e somos atentas aos pequenos detalhes que a tantos escapam. As nossas asas foram feitas para voar e talvez por isso nos reencontremos tanto na música e na dança. 

A minha adolescente é uma menina-tesouro. Na minha maternidade, a Vida não podia ter sido mais generosa comigo. Verdade! 


* a primeira imagem é da pulseira que hoje me ofereceu; a última, do presente que recebi da minha mãe.